segunda-feira, 30 de maio de 2011

CHILLI BEANS OUSA NA CRIATIVIDADE

Para Caito Maia, criatividade está diretamente ligada à comunicação. Por isso, a Chilli Beans está sempre trabalhando em cima de estratégias que façam desta ligação um sucesso. A Chilli Beans tem “segredos” que servem de exemplos não só para outras empresas, como para profissionais das mais diversas áreas.

Para começar, Caito Maia não tem medo de arriscar. Sua estratégia é fazer o que tem vontade, por mais maluca que pareça a ideia. Citou, por exemplo, o caso das vending machines, que instalou em pontos estratégicos de São Paulo. “Se você quer saber, não vendi nenhum óculos no metrô ainda, mas minha marca está lá”, afirma. O que ele quer dizer é que nem sempre uma ação criativa gera resultados financeiros, mas gera outros resultados tão importantes quanto, como a venda de uma ideia. E isso é algo essencial no mercado atual. “A gente precisa cutucar o mercado, sem limites nem medo de errar. Empresas grandes que ousam e acreditam em loucuras se dão muito bem”, garante.

E se a Chilli Beans tem uma característica forte é, de fato, a ousadia. Vou citar aqui apenas alguns exemplos:

- A Chilli Beans está patrocinando a montanha-russa do Rock in Rio, e nela será produzido um ensaio para a Playboy. “Muitas mulheres nuas na montanha-russa, olha que maravilha”, diz Caito.
- No site da Chilli Beans, mostra-se tudo, menos os produtos. A ideia é vender lifestyle, embora a loja online da marca esteja prestes a ser inaugurada.

- Para o lançamento da coleção assinada por Alexandre Herchcovitch, que rolou ano passado, a marca realizou um brunch via internet. “Os jornalistas, que nunca vão a evento algum, estavam todos lá”, comenta.

- A Chilli Beans realiza ações no Big Brother Brasil, mas também investe na blogsfera, o que gera um resultado absurdamente melhor. “Os blogs dão um retorno impressionante. O produto ainda nem chegou às lojas e as pessoas já estão indo atrás dele, querendo tocá-lo, que foi o que aconteceu com os óculos com aro imitando madeira do Herchcovitch”, conta Caito. “Detalhe: no BBB, invisto R$ 4 milhões, enquanto nos blogs, R$ 2 mil por mês. Blogs são essenciais porque, neles, rola verdade. É uma coisa ‘gosto’ e ‘não gosto’.”
- Segundo Caito, eventos como Copa do Mundo e Olimpíada são extremamente importantes para um país. “Basta olhar a história de países que já sediaram os jogos”, reforça. Por isso, ele traçou o seguinte planejamento: até 2014, quando rola a Copa do Mundo no Brasil, a Chilli Beans terá 650 pontos de venda, e até 2016, ano da Olimpíada no país, serão 1.000 pontos de venda. Hoje, a marca possui 320. É um plano ousado? Sim, mas Caito acredita nele de olhos fechados. Por isso que as vending machines, citadas acima, são também tão importantes para a Chilli Beans. Vendendo ou não, sua marca está ali, sendo vista.

- Hoje, a Chilli Beans possui pontos de venda em Portugal e Angola e nos Estados Unidos. A próxima meta é inaugurar lojas na Inglaterra. Para isso, Caito contratou uma agência local que vai pesquisar o mercado de lá e criar estratégias de acordo com o conceito da marca, tudo em parceria com a agência brasileira da Chilli Beans.

- Os designers da Chilli Beans não baseiam-se em tendências. Caito incentiva sua equipe a ir atrás de ideias, mesmo que pareçam absurdas demais, e abre espaço para que elas cheguem ao mercado. Quer exemplos? Um de seus designers adora fliperama e inventou um óculos inspirado no brinquedo. Caito vai lançá-lo. Para sua próxima coleção, Alexandre Herchcovitch criou um óculos com um nariz preto. Caito vai lançá-lo. A marca fechou parceria com Carlinhos Brown. “Até eu entender as ideias dele, foram uns 15 dias”, diverte-se o dono da marca. Sendo o músico um cara bem exótico, já dá para imaginar o que vem por aí, certo? “Não quero lançar moda, mas fazer o que eu gosto”, ressalta. “Não beber das fontes que todo mundo bebe tem feito bem à Chilli Beans.”


- A Chilli Beans aboliu as estações de seu conceito. Hoje, a marca lança coleções semanalmente, com um número reduzido de peças, e o resultado é excelente. “Se uma loja possui um produto de 30 dias atrás, é porque está com problemas”, declara Caito, ao ser questionado sobre o que costuma fazer com o estoque que venha a sobrar.


- Em shoppings, a marca sempre instala um quiosque antes de uma loja, a fim de conhecer o cliente que frequenta aquele local. A opinião do público, relatada pelos vendedores, é sempre acatada. Por isso, Caito conta que, mesmo que venha a abrir uma loja no lugar, o quiosque acaba se mantendo, já que a Chilli Beans procura oferecer exatamente o que o cliente deseja, garantindo o sucesso do negócio. “Design e comercial devem andar juntos. Do contrário, não temos o leitinho das crianças”, enfatiza. Portanto, é necessário investir na criação, mas também na fidelização do cliente.


É aí que mora a diferença entre a Chilli Beans e as marcas que têm medo de ousar.

Fonte: http://lidyaraujo.com.br/

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