terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estilo x Moda, qual a diferença?


Onde estão as roupas de bolinha nas vitrines? E as flores no cabelo? Os peep toes nos pés da mulherada? E a promessa dos corsets voltarem ao uso cotidiano das mulheres?

Promessas de moda. Agora copiar o layout de Dita Von Teese já não é mais a febre do momento, afinal de contas, a estação mudou, a página virou. Amanhã será o que? Só Deus sabe.

A moda passa, e bem rápido, mas o estilo fica! Moda é o agora, estilo é perene. Moda é algo que você segue, estilo é algo que você cria. Moda é fazer parte de uma manada, estar com a multidão; estilo é algo sobre a visão pessoal de cada um, sobre suas particularidade e esquisitices.

Estilo não se compra como a moda, é adquirido através dos anos. Pessoas estilosas normalmente estabelecem modas – na verdade os designers de moda normalmente têm um estilo pessoal incrivelmente restrito: veja Lagerfeld, Elbaz e Carolina Herrera, e tente dizer que eles são mais “na moda” do que estilosos! – e pessoas “na moda” podem realmente também ter estilo, mas uma coisa não necessariamente implica na outra.

Moda é um tipo de comportamento aplicado a forma de se vestir. É um fenômeno social que inclui usos e costumes passageiros, admirados e imitados em certa época ou lugar, voga. “Podemos dizer que o ciclo de um produto de moda se inicia, ascende, se populariza, entra em declínio e finalmente é substituído por outro”.

Início – Os estilistas introduzem um produto exclusivo, muito caro e usado pelos formadores de opinião.

Ascensão – Esse produto continua caro, sofre modificações, mas ainda dispõe de boa qualidade.

Popularidade – O produto passa a ser produzido em massa, sofre queda na qualidade, se torna barato e todos usam.

Declínio – Nessa fase, todos se cansam, há queda nas vendas e o produto começa a ser liquidado nas lojas.

“Já estilo é um modo de ser ou agir, que faz referência as escolhas pessoais e não aquilo que diz a moda. O estilo cria uma imagem a partir de informações que combinem com a personalidade e valores de uma pessoa resgatando da moda apenas o que se parece com a mesma”.

Em relação aos óculos de sol, há alguns modelos que são eternos. “Toda coleção recebemos os clássicos modelos AVIATOR e WAYFARER (com armações plásticas), o SHOOTER (óculos com lentes verdes ou amarelas com armações mais grossas e largas) lançado em 1938 pela marca Ray-Ban, que continuam sendo procurados”

A Chilli Beans também segue a moda, com o lançamento de dez óculos por semana, modelos de todas as formas e para todos os rostos. “Com irreverência e qualidade nós trazemos o glamour de um óculos clássico/retrô, e a modernidade de um óculos social esporte, unindo muitas vezes o estilo e a moda do momento.”

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