quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jô Soares entrevista Caito Maia !






Marquem em suas agendas, liguem seus despertadores e tomem bastante café: na próxima segunda-feira, dia 18/10, depois do Jornal da Globo, o Jô Soares entrevistará o Caito!

Apreveitando essa deixa, vamos falar um pouco sobre a história da Chilli Beans e do Caito.

O jovem empresário Caito Maia enxergou a fórmula do sucesso quando decidiu combinar estilo, atendimento personalizado e preços acessíveis para fundar a rede de óculos escuros Chilli Beans.

Criada em 1998 por Caito Maia, diretor superintendente da marca, atualmente conta com 300 lojas em todo o Brasil, além de pontos de venda em Portugal (cinco PDVs no total), e na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos (duas lojas).

Há mais de dez anos no mercado, a marca tem importantes exemplos de sucesso, como sua operação no Rio de Janeiro com 21 pontos de venda. Também visa abrir outros seis PDVs na região de João Pessoa e Natal em 2010 e acaba de conquistar o Acre, com a abertura de uma loja.

A idéia de vender óculos agregando atitute ao conceito do negócio surgiu quando Maia passava uma temporada na praia de Venice Beach, na Califórnia, no começo dos anos 80. Palco das mais variadas manifestações da contracultura, com uma profusão de artistas de rua, punks, músicos, acrobatas, mágicos e toda uma fauna que incluía também mauricinhos e patricinhas, a praia trouxe a inspiração necessária para o então estreante empreendedor trazer para o Brasil as novas tendências. "Percebi que todas essas pessoas usavam óculos, cada um ao seu estilo, e geralmente compravam de vendedores de praia, em quiosques, a um preço bem baixo. Foi quando senti que podia trazer o conceito para cá", lembra Caito.

Mas, como todo o começo, as coisas não foram fáceis para a Chilli Beans. No início do negócio, Caito Maia vendia óculos para amigos. Aos poucos, os pedidos foram crescendo e a solução foi criar uma empresa de venda por atacado. Uma das primeiras clientes foi a grife Forum, que para suprir um grande pedido, adiantou um capital de giro para Caito realizar o negócio. Foi um estímulo fundamental, mas que com o passar do tempo, não foi suficiente. "Quando você não tem experiência, o país, em vez de te jogar para cima, te empurra para baixo, e os bancos, ao invés de ajudar, te oferecem o dinheiro mais caro do mundo, acabei quebrando", lembra.

A partir dessa experiência mal sucedida, ele deu início a outra fase em sua vida com as sementes do que viria a ser a nova e promissora empresa. Foi no Mercado Mundo Mix, um empreendimento que reunia, na Vila Madalena, expositores das mais variadas tendências para um público novo e eclético, que Caito estreou com seus óculos diferentes. "No Mundo Mix eu vivi a maior experiência de varejo da minha vida, que dificilmente iria encontrar em uma faculdade de administração de empresas", diz o empresário. Lá que ele aprendeu a lidar com os mais variados públicos e a se desdobrar como vendedor para atender gostos distintos. "Quando abria o portão, muitas vezes estava esperando um público feminino e moderno, aí chegava um público masculino e gay", lembra.

O grande problema é que o sucesso da Chilli Beans ainda dependia dos finais de semana, quando o Mundo Mix acontecia. O próximo passo foi se mudar para a incipiente Galeria Ouro Fino, que com o passar dos anos se transformarou em novo point do varejo paulistano. No começo, Maia se valeu dos clientes já consolidados pelo Mundo Mix. O sucesso dos óculos diferentes foi crescendo aos poucos e, em 1999, finalmente explodiu. "Foi incrível, tinha fila na porta e nem ao menos tínhamos ar-condicionado. Mas as pessoas não se importavam, queriam ver e comprar os óculos", recorda. Na Ouro Fino, Maia colocou em prática suas habilidades naturais de vendedor, que o levou ao Shopping Villa Lobos, em Pinheiros.

Ainda sem dinheiro para manter uma loja, a solução foi abrir um quiosque, com a cara da Chilli Beans, o que rapidamente ampliou a gama de consumidores, antes ligados à cena underground e agora espalhados por todos as idades e segmentos. "Queria um quiosque onde as pessoas pudessem experimentar os óculos sem o auxílio de vendedores e pedi um design moderno para um arquiteto amigo, foi um sucesso de vendas", lembra. Em 2002, finalmente foi a vez de abrir uma loja de verdade no shopping Ibirapuera.Mas nada aconteceu por acaso na história da Chilli Beans. Três grandes diferenciais que ainda se mantêm como âncoras do sucesso da marca impulsionaram o seu crescimento da loja: preço, produto e atendimento. Os óculos, fabricados na China, sempre tiveram um preço mais acessível ao consumidor médio. Por outro lado, os modelos inovaram com cores, formas e modelagens variadas e o atendimento sempre foi um diferencial que a loja manteve, mesmo com a abertura de uma série de filiais pelo país. "Sempre atendi as pessoas prezando a honestidade, dizendo quando um óculos ficava bem ou não, e isso persiste até hoje em nossas lojas", conta Caito Maia. Segundo ele, as óticas ainda hoje acham que vender protetor solar agrega valor ao serviço, quando isso não passa de obrigação. "Os consumidores querem entrar em uma loja e serem atendidos de maneira personalizada, onde o estilo de cada um é valorizado". Para manter o nível do atendimento, Caito reúne seus vendedores pelo menos uma vez por ano, em locais sempre diferenciados, como o Museu de Arte Moderna, em São Paulo.

No espaço da loja, a Chilli Beans disponibiliza os óculos sempre à mão dos clientes e inova com produtos, como o espelho digital, tela plana com tecnologia importada da Russia que exibe a imagem congelada do rosto do cliente com o óculos. A coleção da loja também chama a atenção com lançamentos toda semana. Do escritório, localizado na Vila Madalena, tradicional bairro paulistano, Caito cria as novas coleções e prepara os planos de expansão da empresa para chegar com seus pontos de venda a bares e casas noturnas, além de ter iniciado a venda de relógios.

A empresa também se destaca por incentivar atividades artísticas e projetos culturais. Caito Maia atuou como músico por mais de 10 anos e nunca deixou de apoiar DJs, peças de teatro e novas bandas, sempre dentro das possibilidades da empresa e dentro do espírito que rege a Chilli Beans: inovador e com produtos para consumidores de 8 a 80 anos.



2 comentários:

  1. Parabens Caito, sucesso super merecido! eu acompanho desde o comecinho o crecimento da Chilli Beans, e digo, um grande exemplo de empresario contemporaneo....
    Elza Cohen

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